terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A corda e a Caçamba

Esses dias surgiu um questinamento no programa, após tocarmos a musica "A corda e a caçamba" dos Originais do Samba.
Nosso ouvinte e colaborador Lúcio nos mandou a seginte definição:

"Sobre a corda e a caçamba.....só consegui alguma coisa semelhante....
Página 115de Limeira Tejo - Brazil - 1957 - 148 páginas
"Se o governo não puxa a corda, a caçamba não sobe."
...ENTENDO ASSIM QUE SERIA UM TERMO MUITO ANTIGO SOBRE COMO OPERAR UMA CAÇAMBA (BALDE PRESO A UMA CORDA PARA TIRAR ÁGUA DOS POÇOS)....OU SEJA SERIA UMA DEPENDÊNCIA DE UM CONJUNTO...EU SOU A CORDA VOCÊ É A CAÇAMBA.....UM DEPENDE DO OUTRO...."


BINGOOOO!

A música cita a expressão com a mesma finalidade, aí vai um trecho:

"Minha beleza encontro no samba que faço
Minha tristeza se torna um alegre cantar
É que carrego o samba bem dentro do peito
Sem a cadência do samba não posso ficar
Não posso ficar, eu juro que não
Não posso ficar, eu tenho razão
Já fui batizado na roda de bamba
O samba é a corda eu sou a caçamba"


Valeu Lucio!!

Nenhum comentário: